Por que gerenciadores de senhas são importantes

Gerenciadores de senhas são pequenos programas ou aplicativos que ajudam os usuários da Internet a criar e armazenar senhas seguras para qualquer uma de suas contas online. Muitos gerenciadores de senhas são softwares livres e são gratuitos. Eles estão disponíveis para qualquer sistema e são parte de uma cultura online segura que usuários e empresas deveriam aceitar como um padrão de segurança. Os usuários de um gerenciador de senhas só precisam se lembrar de uma única senha da base de dados de seu gerenciador de senhas.

Senhas são incrivelmente importantes para a segurança de suas atividades online. Embora pareça ser uma interminável piada velha que as pessoas estejam usando senhas simples como “123456” para proteger seus e-mails ou qualquer outro tipo de conta online, uma análise de dados mostrou que é exatamente isso o que acontece. Muitas pessoas obviamente preferem ter senhas fáceis. Senhas que elas podem lembrar a qualquer momento. Essas são as senhas, no entanto, que são consideradas inseguras. Existe um erro fundamental na crença de que senhas online deveriam ser fáceis de se lembrar, assim como um número de telefone. Na verdade, o contrário está certo. Senhas online deveriam ser tão complicadas que ninguém jamais poderia adivinhá-las ou lembrar delas. Nem mesmo o próprio dono. E que nenhuma máquina possa identificar ou calcular facilmente. Senhas seguras são senhas compridas. Elas podem ter 20 caracteres e símbolos ou mais. Elas são uma combinação de letras, números e símbolos. Nada de palavras, expressões ou sentenças comuns.

Dados privados e profissionais são sensíveis demais para entregar com tanta facilidade da forma que tantas pessoas estão fazendo. E enquanto as senhas genéricas mais comuns como “123456”, “qwerty”, “password” ou similares podem ser consideradas uma porta da frente aberta para assaltantes cibernéticos, senhas pessoais como nomes de família, nomes de rua, nomes de filhos, etc. são a janela aberta na lateral.

Senhas e outros registros de dados sensíveis são trocados na Internet, assim que uma violação de dados dá acesso a eles. Grandes companhias de Internet, tecnologia e de telefonia móvel como Adobe, Amazon, Apple, Ebay, Uber e Yahoo informaram o público ao longo dos últimos anos a respeito de milhões e bilhões de registros de dados de usuários incluindo logins, senhas e números de cartões de crédito que foram roubados deles por cibercriminosos. Esses registros de dados frequentemente vão direto para mercados online ilícitos e são vendidos por altos valores para aqueles que são considerados trabalhando profissionalmente em atividades cibercriminosas. Uma indústria onde milhões de dólares americanos são faturados todos os anos.

E essa é só a ponta do iceberg. As companhias não estão interessadas em ir a público sobre tais falhas. A maioria dos casos de ataques de hackers e violação de dados, portanto, sequer chega ao público. Contudo, os registros de dados são perdidos para a economia do cibercrime. E já que muitas pessoas estão usando a mesma senha para várias de suas contas, um único ataque de hacker a um website menos protegido da biblioteca local, do supermercado ou de um minúsculo provedor de e-commerce pode dar acesso a incontáveis contas pelo mundo todo. Sem mencionar o número de agências governamentais que armazenam dados particulares de milhões de cidadãos e que frequentemente carecem de proteção bem básica.

É responsabilidade do usuário fazer o melhor que puder para proteger seus dados pessoais. Um passo importante é usar senhas profissionais e ferramentas seguras para armazená-las. Entre as melhores ferramentas para criar e salvar senhas estão os gerenciadores de senhas. Gerenciadores de senhas são pequenos programas que estão ajudando os usuários a criar senhas seguras e armazená-las num ambiente seguro. Gerenciadores de senhas são basicamente tabelas e bases de dados criptografadas, onde os usuários salvam suas senhas altamente efetivas. Altamente efetivas neste caso significa senhas longas formadas por uma série de caracteres aleatórios.

Usar um gerenciador de senha é a melhor maneira de finalmente abandonar a cultura tradicional e insegura das senhas pessoais como “EuAmoMeuCachorro” ou “MeuCarroEVermelho123” e mudar para proteção online real usando senhas como “7fh%h9wL/&fhe#0h23jeGu8!/k”. Este é o tipo de senha que um gerenciador de senhas recomenda para você uma vez que você permite que ele escolha uma senha segura para o seu website de entrega de pizza favorito ou seu servidor comercial. Os usuários que estão seriamente interessados em trabalhar com senhas seguras precisam dar esse passo e desistir das senhas confortáveis e fáceis de lembrar que eles usavam no passado. O que parece complicado para alguns é na verdade só um modo de comportamento diferente para melhorar a segurança online.

Hoje em dia, existe um monte de gerenciadores de senhas disponíveis, muitos deles são livres e gratuitos, alguns também têm versões pagas.

Opções recomendadas são:

KeePass
KeePassX
KeePassXC
LastPass
Bitwarden
1Password
Buttercup
Dashlane
Enpass
Roboform